Wednesday, July 26, 2006

libano
















SOB O CÉU DO LÍBANO
(Le Cerf Volant, de Randa Chahal Sabbag, LIB/FRA, 2003)
A atriz Flávia Bechara que interpretou Lamia no filme.
Vi recentemente este filme, e sonho, que as crianças do Libano
possam sair livres de casa para soltar pipas, é assim que se inicia o filme...


LIBANO
o dia nasceu vermelho, diferente daquele tom de luz que rompe o horizonte em todas as manhãs... vermelho da cor do sangue das crianças do Libano, foi de outro tom a manta de céu que se estendeu diante da minha janela, corri para apanhar a máquina fotográfica, mas, tive zelo de mãe e não acordei nenhuma das "crianças" para perguntar em que raio de lugar elas enfiaram as pilhas... me perdi no silêncio entorpecido das manhãs em que me ponho a ver o sol nascer, tomei um banho, e segui ao colégio. na esquina eu vi a placa de um carro e não pude deixar de pensar no apocalipse - 6666 - não lembro a cor do carro, não vi a cara do motorista, apenas gelei na manhã de presságios estranhos e pensei no número da besta, no sol que nasce sangrando.
... na escola, quando começaram a definir e distribuir os países para a - festa das nações- eu entendi o sol que sangra, o nº da placa do carro com gosto de extermínio e crueldade, e a minha decisão estava tomada - escolhi o Libano.
a cultura árabe e toda a poesia. o Libano que agora sangra, como o sol de hoje, vai ser para as crianças do Líbano o carinho da minha turma de meninos do Sul do Brasil, resgatar alguma esperança, quiçá, quiçá celebrar o fim da matança...

La nave va...

Um dedo de prosa

  Fui selecionada, ao lado de vários escritores e escritoras, para integrar o projeto "Um dedo de prosa". Um dedo de prosa promove...